Grandpacore: as características da tendência do velhinho moderno

Quem é apaixonado por moda, com certeza, já se deparou com os vídeos da tendência grandpacore nas redes sociais, mas você sabe o que é esse estilo? Explicando resumidamente, esse style incorpora inúmeros elementos de moda para criar uma estética usada na época dos nossos avós.

Não, você não entendeu errado, é isso mesmo: grandpacore são roupas da terceira idade sendo usadas por fashionistas. A estética cria uma vibe repaginada com um toque vintage único. Ficou curioso para saber mais sobre esse estilo? Então, continue a leitura porque vamos todas as características dele, vamos lá!

1. Estética vintage

Jovem homem usando camisa listrada colorida

O estilo vintage une nostalgia, criatividade, conforto e muita (muita mesmo) história. Esses looks trazem peças que foram sucesso entre os anos 20 e 80 com tecidos de alta qualidade em texturizações, como veludo, além de incorporar cores neutras e recortes geométricos.

No grandpacore, são retiradas roupas do fundo do baú para criar um visual de velhinho chique, essa descrição te faz lembrar algum outro estilo? Se você pensou em old money, acertou! As propostas desse style também incorporam peças e acessórios antigos para passar uma vibe clássica sem esforço.

Combinar as roupas em estilo vintage é um ótimo começo para quem deseja compor um look grandpacore. E, acredite, identificar uma peça nesse estilo é algo simples porque o design delas falam por si só: a modelagem, os detalhes, as formas geométricas e o comprimento são ótimas formas de identificá-las.

2. Peças clássicas de alta qualidade

Três jovens usando cropped coloridos em estúdio

A estética tradicional na moda é atemporal, já que sempre está em alta e, claro, são incorporadas em diferentes tendências de moda, como o estilo de vovô. Algumas das peças que você sempre verá nesses looks são coletes, cardigans, suéteres, moletons estampados e roupas bordadas.

Essas peças são muito exploradas nesses looks, e nem sempre aparecem como única personagem principal, mas disputam espaço com outras peças que são sobrepostas no outfit para construir camadas que agregam informação de moda e, ainda, transparecem aquela estética refinada.

3. Cores nostálgicas

Casal usando roupas tie-dye coloridas e modernas.

As cores das roupas da galera da terceira idade são bem clássicas, e isso também deve ser considerado na hora de fazer um look grandpacore. Os tons de marrom, verde, azul, bordô, mostarda, preto, cinza, rosa e branco criam uma estética autoral sem muito trabalho, afinal, todas essas tonalidades são neutras, isso facilita muito a combinação de peças.

Para fazer jus à autenticidade do estilo de vovô, é possível incorporar diferentes cores se forem incluídas em tons mais sóbrios. Aposte no uso do círculo cromático para combinar as cores no look, como as composições em tons tríade, análogos e complementares.

4. Tecidos e estampas retrôs

Homem tatuado sentado com camisa de chamas

Existem alguns tecidos que esbanjam ares vintages, os melhores exemplos são chiffon, veludo, sherpa, tweed e lã. Além disso, algumas ótimas opções são algodão e jeans porque são super versáteis, transitando entre peças retrôs e contemporâneas. Escolher peças elaboradas com essa matéria-prima é um excelente primeiro passo para construir o seu look grandpacore.

Junto à escolha do tecido, selecionar a estampa também é essencial, e nem precisamos ir muito longe para entender o porquê, basta observar todas as inspirações de looks que trouxemos neste post. A maioria deles possui um mix de estampas vintages.

Os designs dessas estampas trazem formatos geométricos e uma combinação de cores sóbrias que podem ser exploradas de diferentes maneiras, mas são vistas constantemente em moletons, jaquetas, casacos, camisas e coletes. Um ótimo exemplo é o clássico xadrez.

5. Acessórios antigos

A tendência grandpacore vai muito além dos tradicionais acessórios a fim de ambientalizar o look para fazer jus ao termo “combinação do vovô”. Ela usa também itens bem inovadores, como chapéus, óculos de armação grossa, joias vintages, relógios de pulso, bolsas, lenços, guarda-chuvas retrô e echarpes.

Combinações práticas de grandpacore para se inspirar

Você curtiu o que leu até aqui e já está super empolgado em criar o seu primeiro outfit para desfilar os ares vintages por aí, mas está sem ideias de combinações? Vamos te apresentar três looks grandpacore para apostar sem medo, venha conhecer!

Calça flip com suéter e cinto

A calça flip é uma peça que surgiu no auge dos anos 70 para acrescentar muito estilo às tendências da época. A modelagem dessa peça rouba referências do estilo oversized, ficando mais afastada do corpo, ainda traz um elástico clássico na cintura que deixa a cintura bem marcada para equilibrar o look.

Ao unir uma calça flip jeans com um suéter, você tem uma composição autoral que segue a tendência grandpacore! Não se esqueça de explorar diferentes cores e estampas geométricas para agregar um toque vintage ao look. Se você quiser usar esse look no auge dos dias quentes, troque a parte de baixo por uma bermuda cargo ou mom.

Saia, camisa e blazer

O estilo do vovô é autoral, autêntico e criativo, por isso, você pode criar looks que caminham por uma vibe mais sofisticada ou despojada. No caso da composição clássica de saia, camisa e blazer, é possível alterar os comprimentos e a textura das peças para transformar toda a estética do outfit.

Se partir para peças em tons de marrons mais abertos e em roupas de couro, você terá a combinação perfeita para uma saída com os amigos. É possível incorporar uma meia-calça em preto ou branco junto a um calçado vintage, como oxford. Outra composição estilosa é a combinação de saia midi, camisa branca e colete em lã para agregar uma sofisticação vintage para ir trabalhar.

Seja para o inverno ou para o verão, agora, você já está preparado para tirar as roupas do baú da moda e compor looks grandpacore de dar inveja em qualquer pessoa. Como já sacamos que curte essa vibe antiga, que tal conhecer algumas inspirações de outfit dos anos 2000? Nos vemos no próximo conteúdo, até lá!

Avalie

Deixe um comentário