Hoje é dia de tendência! Se você já curte as peças utilitárias, então precisa conhecer o techwear! Ele é um dos assuntos mais falados do momento e traz uma estética bem futurista para o look.
O estilo faz referência a um mundo pós-apocalíptico e há quem diga que é reflexo da pandemia que vivemos. Carregada de peças do streetwear, a tendência tem conquistado o guarda-roupa dos jovens ao redor do mundo.
Se você gosta de entender mais sobre as novidades do mundo da moda e curte se vestir de modo descontraído e prático, continue lendo o texto de hoje!
O que é techwear?
A tendência que surgiu na Ásia, mais especificamente no Japão e Coreia do Sul, recebeu o nome de “roupas com tecnologia”, na tradução.
No entanto, mais que itens tecnológicos em si, o estilo preza por peças utilitárias, práticas, futuristas e confortáveis, trazendo grande influência da cultura cyberpunk.
Uma das coisas que você mais vai encontrar nesse estilo é a pegada de acessórios pesados, muitos bolsos, zíperes e itens com grande carga de informações, como coturnos e jaquetas bem grandes.
Algumas pessoas acham o techwear mais masculino, mas isso não é verdade. A ideia do estilo é facilitar o dia a dia de quem o usa.
Por isso, até os tecidos são diferenciados: eles foram pensados, entre outras características, para serem de alta performance, respiráveis e à prova d’água.
Inclusive, a tendência é que os tecidos evoluam cada vez mais, contando com proteção contra germes, poluição e raios UV. Isso significa que, com um look techwear, você estaria pronto para tudo!
Techwear e utilitário são a mesma coisa?
Não! Apesar da utilidade ser um fator muito forte dentro do techwear, eles não são a mesma coisa. Enquanto o estilo utilitário se concentra em oferecer uma proposta que facilite o dia a dia de quem está usando a peça, o techwear vai além.
Como o próprio nome já diz, um dos pontos importantes da trend é a tecnologia dos tecidos. Cada roupa é feita para te deixar preparado para dias de chuva, frio e calor, desde o trabalho até uma escalada esportiva, por exemplo.
Como a moda surgiu e se popularizou?
Desde antes do início da pandemia já era observada essa tendência mundial em direção a um “modo de sobrevivência”, em consequência das mudanças climáticas, destruição do meio ambiente e diversos ataques terroristas. Porém, com a vinda da pandemia, esse movimento foi acelerado.
Isso fez com que a busca por opções de vestuário que proporcionam segurança fosse intensificada. Dessa forma, tendências como o techwear e silhuetas expressivas ganharam mais espaço e forças nas passarelas.
O techwear é uma tendência passageira?
Diríamos que não. Além do medo e incertezas que impulsionaram o techwear com um senso de escapismo da realidade, existe mais um cenário que contribuiu para seu fortalecimento: o crescimento dos jogos eletrônicos.
Apenas em 2022, a indústria mundial dos games faturou cerca de 200 bilhões de dólares! Dentro desse número, também está a busca dos usuários por expressar sua personalidade nos jogos.
Não entendeu a relação da moda com os jogos eletrônicos? A gente te explica. Em 2018, por exemplo, 59% dos gastos feitos dentro do game Fortnite foram direcionados exclusivamente para a compra de roupas (skins) para os personagens!
Tem como adaptar o techwear para o dia a dia?
Com certeza! É possível pegar diferentes elementos de cada peça e aplicá-los de forma mais básica (ou não) de acordo com o seu estilo.

Uma das características principais das peças techwear é a modelagem bem ampla + preto + acessórios. Portanto, combinar uma camiseta oversized preta com uma calça cargo e uma jaqueta com vários bolsos já é uma forma de aderir à tendência.
Quais peças comprar para criar looks techwear?
Talvez você tenha lido até aqui e esteja achando que vai precisar se vestir como um personagem de um jogo para aderir ao techwear, mas não precisa ser assim (não necessariamente).
Existem vários elementos que você pode adicionar ao que está acostumado a usar para aderir à tendência. Um exemplo é a mistura de tecidos e elementos funcionais como bolsos, zíperes, velcros, capuz, acessórios removíveis e compartimentos escondidos, por exemplo.
Comece com um item específico com alguma dessas características ou uma roupa mais básica com tecido à prova d’água. Quando se sentir confortável, comece a construir camadas com diferentes peças do mesmo estilo.
Quer ir além? Aí, sim, você pode começar a pensar no que usaria se fosse o personagem de um jogo ou se estivesse em um cenário apocalíptico. Sua imaginação é o limite!
Corta-vento
Jaqueta coringa de muitos, o corta-vento é muito útil para os dias que não estão, necessariamente, frios, mas sim com muito vento. Ele protege contra o vento para não deixar que a temperatura corporal caia muito.

Anorak utilitário
A grande diferença entre esta peça e o corta-vento é que, além de proteger contra o vento, ele é impermeável! Existem também alguns modelos com uma espécie de “flanela” usada como intermediária entre a segunda pele e o próprio anorak, principalmente para dias de chuva ou durante a prática de esportes aquáticos.

Calça esportiva
Não é de hoje que começamos a usar a calça esportiva nos looks do dia a dia, mas saiba que você também pode aproveitá-la na tendência techwear!

Combine-a com uma peça com mais elementos e com estética mais “pesada”, como os coturnos ou jaquetas oversized em tons escuros, e pronto.
Calça cargo
A calça queridinha dos utilitários. O modelo foi inspirado nos trajes militares e é conhecido por ser confortável e possuir vários bolsos — ou seja, perfeita para o look techwear!

Moletom oversized
Assim como os compartimentos e acessórios, o estilo oversized está muito presente no estilo tecnológico. Uma das peças que você pode começar a usar, são os moletons. Além de confortáveis, também são super estilosos.

Bucket hat, gorro e boné
Para dar o “toque final” no look, aposte nos acessórios de cabelo. Lembre-se de que a ideia desse estilo é estar preparado para tudo (frio, sol, chuva etc.), então tanto o bucket hat quanto os gorros e bonés funcionam muito bem para quem quer aderir ao techwear.

E aí, bora se vestir com a nova tendência?