
Temos certeza de que você já viu (ou usou) pelo menos uma vez uma peça de roupa com um logo estampado, não é? Seja para fazer parte de um grupo ou simplesmente porque gosta daquela marca, é bem comum notarmos vários looks assim por aí.
A verdade é que a gente também ama essa tendência — já deu para perceber, né? — e temos um motivo para isso, mas esse é um assunto para daqui a pouco.
Também queremos perguntar: você sabia que o estilo tem nome próprio e que tem toda uma história por trás? Vem com a gente porque hoje é dia de conhecer todos os detalhes da logomania e ainda se inspirar!
Qual é a definição de logomania?
Segundo o dicionário, logomania é o “gosto excessivo pelas palavras” ou o “ato de amar obsessivamente as letras”, mas será que isso tem a ver com a definição da tendência em si? Em partes, sim, e nós vamos te explicar o porquê.
Em termos de estilo, a logomania é a tendência que mostra o logo da marca de forma bem explícita em peças de roupa, acessórios e sapatos — do jeito que a gente sabe fazer muito bem.
O que importa mesmo nas peças desse estilo é enfatizar que é daquela marca específica — às vezes, ainda mais que o próprio design —, quase como um outdoor. E não há uma forma certa: pode ser o logo inteiro, as iniciais, apenas a palavra ou só o símbolo.
Como surgiu a logomania?

A logomania surgiu no século XIX com a Louis Vuitton tentando frear a falsificação de seus baús (sabemos que até os logos passaram a ser copiados, mas isso é outro assunto).
Não há como discordar! A cultura hip hop teve grande influência no processo de estampar marcas por todos os lugares. Sabe por quê? O gênero musical tomou conta do gosto da população e isso gerou mais dinheiro para os rappers, consequentemente, maior consumo das marcas como forma de mostrar essa ascensão.
O crescimento econômico dos EUA nos anos 90 e os artistas foram os grandes responsáveis pela popularização da tendência de logomania. Conforme o poder de aquisição foi mudando, os logos se inseriram nos looks para mostrar à sociedade que “o jogo virou”.
E aí o movimento cresce até chegarmos aos dias de hoje. Como? Influência, bb. Pessoas famosas e que admiramos passam a usar algo e, para mostrarmos que pertencemos àquele grupo, queremos nos vestir iguais (ou seja, com aquelas mesmas marcas).
Qual é o impacto da logomania na moda?
Aqui a gente começa a entrar em uma parte bem importante para nós: pertencimento. Quando usamos um logo de uma marca, mostramos que a conhecemos, que concordamos com os seus ideais e que fazemos parte daquele grupo.
E funciona assim: depois que “entramos” nesse mundo, não queremos mais sair. É a partir daí que a logomania se torna importante para a moda e para todo o mercado.
Como você provavelmente bem sabe, os logos das grandes marcas às vezes valem tanto quanto o patrimônio delas, é só pensar no “GG” da Gucci, o “LV” da Louis Vuitton e o “CC” da Chanel, por exemplo. Isso quer dizer que, no geral, quanto mais reconhecimento, mais vendas.
A logomania é parte de um movimento, ironia ou ostentação?
Muita gente por aí, inclusive na Moda, diz que a logomania é uma ostentação ou uma forma de ironia. Mas aqui na Baw somos adeptos de outro pensamento.
Nós acreditamos que a logomania é uma forma de estilo de vida e de demonstrar pertencimento: a uma tribo, um grupo, um movimento e até a uma forma de pensar.
Pense com a gente: quando você vê alguém usando uma peça Baw na rua, você já consegue sentir uma sintonia (e, provavelmente, a outra pessoa sente o mesmo), não é?
Isso acontece porque hoje temos ideais tão bem estabelecidos que, quem conhece a marca, sabe o que defendemos. Ou seja, espera-se que a pessoa que veste, pelo menos, concorde com eles.
Looks com logomania para se inspirar

Para você que ama essa tendência, temos uma boa notícia: existe uma infinidade de possibilidades para criar looks com sua marca preferida!
Tem até como usar o logo evidente, mas discretamente (ou dá para ir direto para as formas mais ousadas logo de cara, fica incrível também!).
O importante é você encontrar o estilo que te deixa mais confortável e, principalmente, estudar a marca que está vestindo para não sair divulgando posicionamentos com os quais não concorda. 🚨
Separamos algumas inspirações de como você pode usar a logomania e arrasar por aí!
1. Logo como detalhe da peça
Essa é uma forma super discreta, porque nem todo mundo vai perceber que você está “anunciando” uma marca. Ótima opção para quem é mais básico.
[[ 0077036040_02.jpg ]]
2. Logo nos acessórios: cintos, bolsas, broches…
Outra forma bem discreta de estampar a marca que gosta é usá-la nos acessórios. Isso facilita até para quem não quer comprar roupas novas, por exemplo.
[[ 007688402_01_%281%29.jpg ]]
3. Apenas um logo como informação central da peça
Estampa única, porém grande. Usar o logo como informação principal na peça certamente dá destaque e anuncia a logomania, mas não pesa no look. Inclusive, fazemos isso muito bem nos nossos moletons, fica a dica.
[[ 20%25off_primeira_compra_%2823%29.png ]]
4. Vários logos pequenos formando uma estampa
Aqui a coisa começa a ficar legal! Já pensou em usar uma camisa cheia de logos da sua marca favorita? Fica super estiloso!
[[ 806_0079806042_01.jpg ]]
5. Logo da cabeça aos pés
Para quem quer ser notado de longe! Essa opção é para os mais ousados, porque aqui a gente combina o uso da marca explícita em toda a roupa, acessórios e até nos calçados.
[[ 20%25off_primeira_compra_%2822%29.png ]]
E aí, curtiu a ideia da logomania? A gente também. Fique à vontade para entrar na trend ao vestir suas roupas de trabalho, rolê e até festas. Topa?!
Continue acompanhando o blog da BAW®️, ainda traremos muitas dicas de lifestyle e moda que você curtirá. Até mais.