Cada vez mais tem se discutido os conceitos de gênero e os padrões de comportamento correspondentes. Com isso, muitas pautas começaram ser abordadas e uma galera passa a se mobilizar para quebrar os padrões impostos.

Já basta tudo o que a sociedade fala que é “papel de homem” e “papel de mulher”, a moda não precisa entrar nessa também — e, no que depender da Baw®️, não vai mesmo!
É pensando exatamente no papel da moda com a busca pela liberdade de como se vestir, que a gente veio para te explicar o que é o conceito de moda genderless e fazer muito barulho!
Saca só na sequência!
O que significa genderless?
A moda é um lugar plural, de infinitas possibilidades e em constante transformação, assim como você. É a partir desse entendimento que nasce o conceito genderless que, na tradução, significa “sem gênero”.

Essa denominação na moda veio para suprir essa lacuna e permitir que qualquer um possa se vestir como bem entender, com as peças que se sentem confortáveis. É exatamente esse o manifesto e a marca que queremos deixar no mundo.
Isso quer dizer que as roupas que se enquadram no conceito não têm distinção entre o que é feminino e o que é masculino. Cada peça é criada para ser usada para uma pessoa, não para um gênero específico.

Da mesma forma, não existem formatos pré-determinados ou “cor de menina” e “cor de menino”. O que importa mesmo é a personalidade e o gosto de quem veste. Você é livre para escolher o que quer usar — e gritar ao mundo a sua própria verdade!
Qual é a diferença entre unissex e genderless?
Se você achava que eles significavam a mesma coisa, precisamos dizer que não é verdade. A grande diferença é que o unissex é a junção entre os gostos feminino e masculino. O termo, criado nos anos 60, engloba a dualidade de gêneros, dando a ideia de atender ambos os lados.
Em contrapartida, a moda genderless não define gênero. Ou seja, absolutamente qualquer pessoa (independente de como se identifique — ou não se identifique) pode usá-la.
Como a moda sem gênero surgiu?
Diferente do que você deve estar pensando por aí, a moda sem gênero não é um conceito recente. Na verdade, ele data lá da década de 20. E mais uma informação que pode te fazer pensar: a Coco Chanel teve grande influência para o movimento!
Muito começou a ser questionado do padrão existente na época quando a fundadora de uma das marcas mais importantes da alta costura passou a usar roupas que, até então, eram consideradas masculinas. A partir daí, cada vez mais pessoas entenderam que poderiam aderir ao genderless.
Por que o genderless é tão importante na moda?
Com o crescimento de discussões acerca das diferentes identidades de gênero (há quem diga que são 31, 52 e até 70, mas a verdade é que não existe um número exato), ter a pauta inserida no mundo da moda faz com que o assunto seja cada vez mais aceito.

Outro ponto que explica essa importância é o fato das possibilidades que as roupas têm de carregar a manifestação de quem somos. A moda está cheia de símbolos discursivos e temos que nos aproveitar deles a favor do que acreditamos.
Como são as peças genderless?
Assim como em todas as outras coisas, existem algumas características que se repetem em cada movimento fazendo com que muitas pessoas achem que aquilo é sua definição completa. E no genderless isso não seria diferente.
Na moda sem gênero, apesar de os cortes retos, modelagens amplas, alfaiataria e cores neutras serem os mais comuns, não é o que a define. Uma marca genderless que se preze, tem desde os moletons mais amplos até os croppeds mais justos, e nos tecidos mais coloridos (para qualquer um que quiser usar!)
5 tipos de peças de roupa genderless para ter no guarda-roupa
1. Camisetas
Quem não precisa de uma (ou várias) camiseta, não é mesmo? Não importa se gosta das mais básicas ou das mais coloridas, tem um modelo de camiseta que combina com você.

2. Moletons
Seja qual for o seu estilo, os moletons são as peças perfeitas para te aquecer no frio, independente de quem você seja :). Escolha entre os modelos amplos, ajustados, cropped, com ou sem capuz e mais.

3. Camisas
Gosta mesmo é de juntar uma peça mais “séria” com outras mais despojadas e streetwear? As camisas são perfeitas para isso! E você quer montar looks super criativos, aposte nas cores e estampas.

4. Calças
Jogger, straight, cargo, jeans, de moletom, lisas ou estampadas. Qual o seu estilo de calça favorito? Escolha a sua Baw®️.

5. Jaquetas
A peça coringa para qualquer look. Use aberta como terceira peça, ou fechada substituindo a de cima. É você que escolhe como vai vestir.
