Guia Streetwear: o que é, como surgiu e dicas de looks com a Baw®️

Se você está em busca de compreender mais sobre o que o streetwear é de fato e investir nesse estilo, está no lugar certo. Spoiler: muita cultura do hip hop e skate, além de roupas confortáveis e cheias de personalidade, se unem e são base para entender direitinho essa onda que começou lá nos anos 80 e se renova a todo momento — nunca saindo de moda.

Curtiu? Então bora entender melhor o que é o streetwear, as inspirações para o seu surgimento e expansão pelo mundo, além de entender melhor como incluir essa vibe no seu dia a dia, garantindo muita personalidade. Partiu?

O que é streetwear?

Se a gente pensar na tradução do termo que vem lá do inglês, ele significa simplesmente roupas usadas na rua. Mas vai muito além disso, o estilo traz toda uma carga cultural que une um modo de viver próprio, comportamentos corriqueiros e até mentalidades únicas.

É claro que, quando a gente olha o streetwear de diferentes regiões e países, eles acabam tendo particularidades. Afinal, nem todo mundo pensa e se expressa da mesma forma, não é?

Cada lugar tem seus traços culturais — geralmente fortemente influenciados por questões como a música e o esporte — e tudo isso se une e se transforma no streetwear. É como a materialização de tudo isso em peças de roupa e acessórios, entendeu?

Como e onde o streetwear surgiu?

Como a gente pode perceber, o streetwear acaba sendo algo mais local, onde cada região possui a sua forma de se vestir conforme a cultura existente.

Apesar de algumas semelhanças serem percebidas entre o estilo de vestimenta de vários locais, principalmente com a modernização e a internet, é um pouco difícil precisar onde o streetwear de fato surgiu.

Mas é possível afirmar que a Gold Coast lá dos Estados Unidos — a famosa Califórnia — foi um dos berços do surgimento do streetwear. A Europa e o Japão também tinham cenas bem parecidas brotando na mesma época.

Vamos entender melhor a evolução do início do estilo pela América:

Influência do surf e skate

Região litorânea, o streetwear da Califórnia começa com a forte influência do surf, lá por volta de 1980, mas é claro que não é tão agradável assim de se surfar o ano todo.

Por isso, a cultura do skate chega deslizando nas suas quatro rodinhas direto para o mix que deu origem ao streetwear. E o que nasce desse momento? Aquelas roupas bem confortáveis, mais soltas no corpo, do tipo vestir e sair para a rua. Mas não ficou só nisso, não.

modelo com jaqueta over e skate na mão

A música entra em cena: punk + heavy metal + hip hop

As ruas também começaram a ser invadidas pelos sons tidos como contracultura, como punk, heavy metal e hip hop, que influenciaram diretamente o estilo. Afinal, ele é muito mais do que simples roupas, transmite os pensamentos da época que estavam em alta.

Nesse momento, a mistura das roupas com acessórios maximizados era febre, como joias grandes, colares chamativos e tênis cheios de estilo — ato político herdado principalmente pelo hip hop, que dava voz aos guetos de Nova York.

Marcas esportivas invadem o streetwear

Somado a tudo isso, o esporte também entrou em cena, principalmente a partir das marcas como Nike, Adidas, Converse e Champion. Isso fez com que se fundissem muito o que era roupa esportiva com o streetwear — o que é visto até hoje.

E como é esse estilo na atualidade?

Todas as nuances tratadas ao longo da jornada do streetwear ainda são muito presentes no estilo, não dá para negar. Afinal, a vibe hip hop, skate e contracultura ainda são fortemente aceitas — claro, são renovadas com novos elementos que vão surgindo e se reciclando no mundo da moda.

Quais são as melhores marcas streetwear?

Quando a gente fala de marca gringa, que está difundida em todos os continentes, podemos pensar marcas de streetwear como Nike, Supreme, Adidas e Stussy. Mas, além delas, a cena no Brasil é muito ampla, com várias opções de qualidade como a Baw®️.

A gente gosta de traduzir as novidades de forma que façam sentido com a realidade que vemos no país, agregando com itens que façam muito sentido para a sua expressão pessoal.

Como montar looks no streetwear?

Montar looks com o estilo streetwear não tem nenhum segredo. Afinal, o que mais se preza nele é a expressão pessoal. Por isso, não há necessidade de ficar preso a regrinhas chatas, certo? É só incluir os elementos típicos da cena e acrescentar o seu toque a eles.

look streetwear

Peças de roupas que mais aparecem no streetwear

Então vamos ao que interessa de fato: como trazer a moda streetwear para o seu outfit? A gente te conta as peças que não podem faltar a seguir, para que você vá percebendo quais fazem sentido para você e quais você não tá muito a fim.

Moletons largos

A moda Oversized está bem presente no estilo streetwear (em várias peças, para falar a verdade). Uma delas é o moletom.

Por isso, as peças justinhas geralmente aparecem em blusas básicas quando se quer dar destaque a uma calça, por exemplo. Fora isso, os moletons largos são uma boa aposta.

A vantagem é que o conforto é garantido, ainda sendo possível vestir outras roupas por baixo em dias mais frios. Eles são encontrados em estilos careca, canguru, com capuz, de pelinhos e mais.

Sneakers

No pé, o sneaker é lei — tem coisa mais confortável que um tênis, galera? Difícil, né! Estilos mais over, como botinhas, também são muito bem-vindos, sendo perfeitos para bater perna por aí ou andar de skate. Aposte em diferentes cores e designs que o sucesso é garantido!

Camisas casuais

As camisas casuais perdem aquele ar de seriedade quando misturadas com outros elementos do streetwear. As variações são muitas, como cores diferentes, estampas divertidas e até a moda logomania da sua marca preferida são da hora.

Oversized t-shirt

Aqui que pediram aquela peça bem compridona? Pois pode chegar! As belezinhas conhecidas como oversized t-shirt também completam o guarda-roupa do streetwear. Além de estilo, ainda trazem aquele toque despojado para o visual — conforto nem se fala, né?

Terceira peça: jaqueta, colete e corta-vento

Para aqueles dias mais frios — ou só para o outfit ficar completinho — uma terceira peça não pode faltar! Seja um corta-vento mais leve, jaqueta pesada ou mesmo um colete que deixa os braços livres, não importa. Qualquer uma delas é uma opção sem erro no estilo streetwear.

Peças de tactel

Se a gente pensar em tecidos, vale muito a pena abusar do tactel — sim, a influência esportiva é nitidamente visível nele. Ah, moletons e peças de algodão também são muito recorrentes.

“Mas o que une todos esses materiais?”, você pode estar se perguntando. Vou te deixar só com uma palavra: c-o-n-f-o-r-t-o. Simples assim, tá ligado?

Calça e shorts cargo

As peças de baixo com uma vibe mais pesada são tudo para a moda streetwear. Por isso, as calças e shorts cargo ganharam o coração da galera, trazendo toda a autenticidade que tanto curtem!

Shoulder bag

E para guardar celular, chave, documentos e carteira? É só apostar nela, a shoulder bag. Essa belezinha nada mais é do que uma mini bolsa com alça, super prática de ser carregada e do tamanho perfeito para caber aqueles itens essenciais que não podemos sair de casa sem. Relaxa: ela não incomoda nada, pode confiar e apostar!

Bonés, buckets e gorros

Os acessórios não poderiam faltar, não é? Por isso, itens como bonés e buckets são indispensáveis. Até os gorros entram na onda quando o clima não está mais tão quente.

Óculos escuros, anéis, luvas, brincos e outros acessórios

E não para por aí: tem mais acessórios para você incluir no estilo streetwear, sim. Óculos e brincos são possíveis, assim como anéis e luvas.

O legal é que essa parte é muito divertida e se reinventa com o tempo, como a adesão de cintos e até gravatas por aqueles que gostam de ousar!

E aí, curtiu o estilo? Depois que entra na vibe streetwear, é difícil sair dela, afinal, quem não ama conforto e consegue se expressar por meio de roupas incríveis?

O melhor é que todas elas podem ser usadas por quem tiver vontade, afinal, é um estilo muito genderless, sem tabus. Acesse nosso conteúdo caso queira se aprofundar na temática, te esperamos lá. Falou!

Avalie

Deixe um comentário