Cinco pontos estruturantes do estilo rapper e como explorá-los

Modelos usando roupas e bonés da marca BAW

Está pronto para conhecer mais sobre o estilo rapper e explorar todas as possibilidades da moda presentes nesse fluxo? O Rap se desmembra do movimento do Hip Hop a partir do final da década de 1990 e emplaca um estilo próprio, com uso de roupas oversized, logomania e de referências do mundo da música e do esporte.

Conheça mais sobre esse estilo, suas influências e veja 5 dicas para transformar o seu guarda-roupa e incluir a moda associada ao Rap. Sem mais delongas, vamos nessa!

A história do Rap e do Hip Hop: uma existe sem a outra?

O Hip Hop é considerado um movimento cultural, político e social que emerge na década de 1970 nos bairros periféricos e segregados dos Estados Unidos. Não tem como falar do estilo rapper sem o mencioná-lo, já que o Rap é uma parte específica de um conjunto maior das expressões desse estilo.

Enquanto um movimento político, por meio de um estilo de música baseado em rimas, batidas e muita crítica às desigualdades sociais, o Hip Hop denuncia as barbáries e dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas negras da periferia. O que, neste período, era considerado quase um sinônimo, devido ao passado escravagista nos Estados Unidos e as leis de segregação racial.

Enquanto um movimento cultural, o Hip Hop vai estabelecendo gradualmente um estilo de se vestir, de se dançar, de construir ritmos e, principalmente, de quais temas abordados pelas letras das músicas. Ou seja, aos poucos se vai estabelecendo uma rede de significados compartilhada por cada vez mais pessoas.

No campo social a união das expressões culturais, estéticas e políticas passa a ser reconhecida, disseminada e a integrada com partes das relações econômicas do país. O Hip Hop passa, então, a ser considerado um movimento, uma vez que se torna uma expressão importante e muito acessada, por pessoas de outras regiões e países, que viam no estilo uma corrente de luta e resistência às condições sociais.

Como surge o estilo rapper?

O Rap surge do movimento Hip Hop e concentra-se especificamente no estilo de produção musical como forma de se expressar. A composição do estilo considera quatro tipos de expressão:

  • Rapping ou MCing : uso de rimas e o canto sobre batidas;
  • DJing : manejo da música com técnicas de scratching, que são sons feitos a partir do manejo remixado dos discos de vinil;
  • Breakdance ou b-boying: estilo de dança urbana que mistura movimentos rápidos e lentos, com acrobacias, e que utiliza todas as partes do corpo, inclusive como apoio;
  • Grafite: expressão cultural e artística por meio de desenhos e escritas em espaços urbanos, geralmente com tinta em spray com algum teor de crítica social.

Portanto, o Rap é essa parte específica ligada a música desse movimento, e se tornou mais independente a partir da década de 1990, começo dos anos 2000.

A definição do Rap vai se estabelecendo enquanto gênero e estilo independente, quando os artistas musicais começam a incluir cifras líricas, estilos e outras temáticas à música. Além disso, o Rap passou a ser mais explorado pela dimensão comercial com enfoque na imagem dos artistas. O que também se diferencia um pouco da cultura Hip Hop combativa.

Como se vestir com no estilo Rap

Como o Rap bebe direto da fonte do Hip Hop, ele tem uma vibe mais descolada, com uso de peças oversized, jaqueta bomber, bonés e tênis de basquete. Um estilo urbano e casual com roupas marcantes. Contudo, o estilo rapper masculino e feminino recebe influência variada a partir de cada temática musical. Por isso, reunimos seis principais características importantes e presentes em cada uma das expressões do estilo rapper.

Bora explorar as potencialidades deste estilo?

1. Explore a vibe da logomania para definir um perfil próprio

O estilo logomania se encaixa muito bem a essa expressão estética das roupas dos rappers.Marcas ligadas a práticas esportivas estão sempre em alta. Ou então o estilo em si, um exemplo disso é as camisas de basquete, sempre com cores intensas, brilhantes, com recortes mais cavados nas mangas e mais compridas.

2. Use peças da moda streetwear

A união do estilo das comunidades de skate, surf e Hip Hop é baseada no estilo urbano com enfoque no conforto e na expressão estética de um modo de vida. Roupas largas com cores mais neutras e desenhos com referências nas práticas culturais são sempre acessadas pelo estilo rapper de se vestir, assim como o tênis estilo sneaker.

3. Use chapéus, óculos e relógios ricos em detalhes

Uso de correntes, brincos, anéis, bonés e outros acessórios estão sempre presentes no look do estilo rapper masculino. Obviamente que no feminino também, mas, como inicialmente esse meio era muito masculino, essa característica ficou atrelada ao gênero.

Cada vez mais as mulheres têm ganhado destaque nesse gênero musical e tem se tornado referência na forma de se vestir e de criar looks. Por isso, o uso de acessórios grandes e reverentes é parte estrutural de todo e qualquer look Rap.

4. Use roupas de collab

O comum não agrada e por isso existem roupas e collabs feitas exclusivamente para alguns rappers e que ditam tendências no mundo da moda. Camisetas com designs e estampas exclusivas, tênis com estilos exclusivos e limitados são as principais peças criadas.

5. Explore influências regionais e artistas com impacto social

Por ser um estilo de música encontrado em vários países, as letras, assim como o estilo de roupa, recebem influência regional e referências de artistas famosos de períodos históricos importantes para a cultura local. Cores específicas ou até mesmo monumentos típicos são incorporados nas estampas das roupas.

Uso de peças com desenhos de grafites também é uma marca desse estilo, que sempre leva como referência algum contexto social relacionado às temáticas das músicas. Por exemplo, se estamos falando de uma rapper que aborda questões ligadas a feminismo, as referências trazidas na roupa dela farão referência a mulheres e a fatos históricos na luta por igualdade de gênero.

E aí, curtiu saber mais sobre como se vestir no estilo rapper? Aproveite essa jornada e conheça também sobre o estilo Drop Sport division Baw e confira peças e dicas baseadas na moda universitária e esportiva dos Estados Unidos. Até a próxima!

Avalie

Deixe um comentário