É inegável que a moda das décadas passadas tinha um charme único, ela deixou tantas saudades que a galera resgatou as principais características em um style que está voltando com tudo: o estilo vintage! Essa abordagem visa trazer elementos e influências do passado para compor looks contemporâneos repleto de autenticidade e de nostalgia.
Além das roupas, esse estilo é bem popular em decorações, como os quartos e os comércios que envolvem essa temática. No post de hoje, abordaremos especificamente a moda que envolve esse estilo para você elaborar composições estilosas vintage. Pronto para viajar no tempo? Então bora!
O que é estilo vintage?

Assim como o comfy, a moda vintage é um estilo de roupa bem popular que está super em alta. Nele, são elaboradas composições que unem nostalgia, individualidade e, claro, muita história, é aquela linha tênue que parece impossível alcançar, mas que esse style consegue com excelência.
São usadas roupas realmente antigas para chegar no visual que a gente conhece, aqui podemos citar aquela famosa frase “parece que foi tirada do baú”, então, as composições vintage são exatamente assim. Precisa de algo a mais para memorizar? Que tal lembrar das famosas calças flare ou então das estampas xadrez, são todas peças resgatadas da linha do tempo da moda.
Diferença entre moda retrô, clássica e vintage?
Quando falamos em vintage, pode ser que você associe a outras modas similares, como o estilo y2k, retrô e clássico, entretanto, todos possuem dissimilitudes que variam de detalhes a uma muralha da China de diferença.
Vamos começar pelo tema do nosso texto, o estilo vintage recupera peças antigas, criadas há anos atrás e recuperadas pela moda. Aliás, a palavra vintage vem de vinte, portanto, as roupas resgatadas do baú do tempo precisam ter mais de vinte anos para serem consideradas do style.
As roupas retrô dispensam essas especificações, pois são caracterizadas por peças atuais com designs inspirados nas décadas passadas E, por fim, o style clássico que tem um ar de visual atemporal, porque são vestimentas que transpassam por vários períodos temporais e nunca saem de moda.
Quais são as características do estilo de moda vintage?

Agora que você compreendeu o que é estilo vintage, chegou a hora de começarmos a entender como realizar um look antigo. Para isso, podemos explorar as características presentes nessa moda, como os tecidos, as cores, as modelagens e os comprimentos típicos. Selecionamos algumas marcas registradas do old style, descubra!
Padrões de estampas clássicas
Existem estilos que só de olhar, você consegue identificá-lo, alguns exemplos são o skatewear, o cyberpunk, o techwear, o y2k, o gorpcore e, claro, o vintage. As cores e as estampas clássicas entregam o look, uma marca registrada são as linhas, aliás, elas aparecem em diferentes tipos: retas (verticais e horizontais), onduladas e quebradas.
Geralmente, as composições traziam uma peça estampada, como a calça, o shorts ou a saia, já a vestimenta da parte de cima apresenta acabamento liso em alguma cor presente no desenho.
Tecidos feitos em materiais de qualidade

A moda vintage pede qualidade em todos os sentidos, desde o acabamento até os tecidos. Por isso, as roupas dessa época são feitas, geralmente, em algodão, seda, veludo, linho, sherpa, tweed e jeans. Dê asas a sua criatividade aqui, porque você pode explorar mais de uma textura no seu outfit antigo.
Invista em calçados que sejam a cara do old style para realizar o look completo, para isso, aposte em sapatos com salto alto, oxford, plataformas, peep toes, mocassim, botas, papete, mules, loafer e tênis.
Detalhes artesanais com acabamentos elaborados
Vintage tem cara de vintage, é um estilo inconfundível, e uma das razões para isso ocorrer é o acabamento das peças. A princípio, pode parecer um detalhe simples, mas isso faz toda a diferença no visual. Essas peças trazem acabamento impecável com qualidade tão elevada que é possível ver e sentir, um exemplo são as peças da Baw Clothing.
Cores clássicas com a mistura de estilos
Existem muitas cores para explorar no old style, as principais combinações apresentam tons terrosos, neutros e pastéis, sendo assim, você vai visualizar muitos looks com marrom, preto, branco, vermelho, rosa, bege, amarelo, lilás, verde e azul. Além das cores, é possível incluir peças de diferentes décadas, por exemplo, uma saia dos anos 50 com uma blusa e acessórios dos anos 80.
Silhuetas e cortes específicos
Outra característica marcante das roupas vintages, seja feminino ou masculino, são os cortes e as modelagens que valorizam a cintura. Esse atributo nasceu na década de 40 inspirado na moda pin-up que traz aqueles vestidos e casacos com silhueta bem marcada.
Além do convencional corte reto, existem outras alternativas bem populares, por exemplo, o recorte império e o tubinho. Essas opções criam um visual elegante com linhas marcadas suavemente, dando um toque para lá de especial no outfit.
Como vestir o estilo vintage atualmente?
Você pode realizar um look all vintage ou misturar peças antigas com modernas, ambas as alternativas resgatam a história em outfits cheios de personalidade e estilo. Existem algumas peças que você pode apostar sem medo, por exemplo, camisas, calças, saias e blusas manga longa. Sempre selecione a partir da modelagem, das cores, dos tipos de tecido e da padronagem de estampas antigas, como o tradicional xadrez ou listrados.
Pronto para se jogar de vez no estilo vintage? Sabemos que você conseguirá elaborar um outfit impecável com essas informações. Aproveite para descobrir como combinar cores, nesse post, trazemos dicas incríveis que te ajudarão a construir seus visuais com equilíbrio de tons — confira!